Texto No
aeroporto
Construção
de uma SA com foco em leitura a partir das estratégias:
Situação de Aprendizagem –
“Leitura em diferentes contextos”
Objetivo
geral:
Ø Relacionar as diferentes linguagens a partir de um mesmo tema;
Competências
e Habilidades:
Ø Identificar e agrupar diferentes gêneros textuais;
Ø Construir sentido global dos textos.
Número
de aulas previstas: 4 aulas
Texto
I: Letra da música Encontros e despedidas, de Milton Nascimento.
Ø Leitura da letra da música;
Ø Audição da música;
1)
Ativação de conhecimento de
mundo
2)
Percepção de outras
linguagens
Discussão
oral:
Ø O que o título da música sugere?
Ø Em que outros locais acontecem encontros e despedidas?
Ø Em que circunstâncias ocorrem encontros e despedidas?
Ø Existem outras músicas que tratam do mesmo tema?
Ø O ritmo tem relação com a letra apresentada?
Texto
II: Texto No
aeroporto.
3)
Antecipação ou predição de
conteúdos ou propriedades do texto
Ø O que se pode esperar de um texto com esse título?
Entrega do texto aos alunos.
A leitura deve ser compartilhada.
Após a leitura do primeiro parágrafo, checam-se
as hipóteses levantadas pelos alunos.
No segundo parágrafo:
Ø Quais palavras dificultam o entendimento do texto? Alguma delas
impossibilita a compreensão ou se consegue entender o texto pelo contexto?
4)
Localização e/cópia de
informações:
Após a leitura dos terceiro, quarto e
quinto parágrafos:
Ø Apareceram mais informações sobre o personagem Pedro?
Ø É possível ter a certeza de quem ele é? Se sim, qual o trecho que
confirma sua hipótese?
5)
Checagem de hipóteses
Leitura do último parágrafo.
Ø As hipóteses levantadas foram confirmadas? Como?
6)
Elaboração de apreciações
estéticas e/ou afetivas:
Ø O final da história atendeu as suas expectativas? Por quê?
7)
Comparação de informações
entre os textos Encontros e despedidas e
No aeroporto
8)
Percepção de relações de
intertextualidade e de interdiscursividade
9)
Elaboração de apreciações
estéticas e/ou afetivas:
Discussão
oral:
Ø Pode-se comparar a crônica com a letra de música? Em que aspectos?
Ø A forma de se estruturar o texto
sobre o mesmo tema é semelhante?
Ø Qual texto acharam mais interessante? Por quê?
10) Produção de inferências globais:
Música:
Quando se fala de “E assim chegar e
partir.../São só dois lados/Da mesma viagem/O trem que chega / É o mesmo trem /
Da partida...
No aeroporto:
“Fico refletindo na falta que faz um
amigo de um ano de idade e seu companheiro já vivido e puído...”
Ø O que se pode inferir através da leitura dos versos da música e do
fragmento? Há alguma relação de sentido entre eles?
Apresentação do vídeo do programa de Astrid Fontenelle na GNT – Chegadas e partidas
11) Atividade de sensibilização através da apresentação de entrevistas
com pessoas em situações reais
Letra de música
Encontros e Despedidas
Mande notícias
Do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço
Venha me apertar
Tô chegando...
Do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço
Venha me apertar
Tô chegando...
Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero...
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero...
Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega prá ficar
Tem gente que vai
Prá nunca mais...
A vida se repete na estação
Tem gente que chega prá ficar
Tem gente que vai
Prá nunca mais...
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai, quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim chegar e partir...
Tem gente que vai, quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim chegar e partir...
São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem
Da partida...
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem
Da partida...
A hora do encontro
É também, despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida...
É também, despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida...
Lá lá Lá Lá Lá...
A hora do encontro
É também, despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida...
É também, despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida...
Maria Elisabete Lopes
Pereira, responsável pela publicação
SD elaborada
pelo grupo no encontro presencial ( Ana Maria Ortensi, Maria Estela Bonafim, Maria Elisabete L pereira, João Douglas) Bauru.
Nenhum comentário:
Postar um comentário