terça-feira, 18 de junho de 2013

SD No aeroporto

Texto  No aeroporto
Construção de uma SA com foco em leitura a partir das estratégias:
Situação de Aprendizagem – “Leitura em diferentes contextos”


Objetivo geral:
Ø  Relacionar as diferentes linguagens a partir de um mesmo tema;

Competências e Habilidades:
Ø  Identificar e agrupar diferentes gêneros textuais;
Ø  Construir sentido global dos textos.

Número de aulas previstas: 4 aulas

Texto I: Letra da música Encontros e despedidas, de Milton Nascimento.
Ø  Leitura da letra da música;
Ø  Audição da música;

1)        Ativação de conhecimento de mundo
2)        Percepção de outras linguagens
Discussão oral:
Ø  O que o título da música sugere?
Ø  Em que outros locais acontecem encontros e despedidas?
Ø  Em que circunstâncias ocorrem encontros e despedidas?
Ø  Existem outras músicas que tratam do mesmo tema?
Ø  O ritmo tem relação com a letra apresentada?

Texto II: Texto No aeroporto.
3)        Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades do texto
Ø  O que se pode esperar de um texto com esse título?

Entrega do texto aos alunos.
A leitura deve ser compartilhada.

Após a leitura do primeiro parágrafo, checam-se as hipóteses levantadas pelos alunos.
No segundo parágrafo:
Ø  Quais palavras dificultam o entendimento do texto? Alguma delas impossibilita a compreensão ou se consegue entender o texto pelo contexto?
4)        Localização e/cópia de informações:
Após a leitura dos terceiro, quarto e quinto parágrafos:
Ø  Apareceram mais informações sobre o personagem Pedro?
Ø  É possível ter a certeza de quem ele é? Se sim, qual o trecho que confirma sua hipótese?
5)         Checagem de hipóteses
Leitura do último parágrafo.
Ø  As hipóteses levantadas foram confirmadas? Como?
6)        Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas:
Ø  O final da história atendeu as suas expectativas? Por quê?
7)        Comparação de informações entre os textos Encontros e despedidas e No aeroporto
8)        Percepção de relações de intertextualidade e de interdiscursividade
9)        Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas:
Discussão oral:
Ø  Pode-se comparar a crônica com a letra de música? Em que aspectos?
Ø   A forma de se estruturar o texto sobre o mesmo tema  é semelhante?
Ø  Qual texto acharam mais interessante? Por quê?
10)     Produção de inferências globais:
Música:
Quando se fala de “E assim chegar e partir.../São só dois lados/Da mesma viagem/O trem que chega / É o mesmo trem / Da partida...
No aeroporto:
“Fico refletindo na falta que faz um amigo de um ano de idade e seu companheiro já vivido e puído...”
Ø  O que se pode inferir através da leitura dos versos da música e do fragmento? Há alguma relação de sentido entre eles?

Apresentação do vídeo  do programa de Astrid Fontenelle na GNT – Chegadas e partidas
11)     Atividade de sensibilização através da apresentação de entrevistas com pessoas em situações reais

Letra de música
Encontros e Despedidas


Mande notícias
Do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço
Venha me apertar
Tô chegando...

Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero...
Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega prá ficar
Tem gente que vai
Prá nunca mais...
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai, quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim chegar e partir...
São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem
Da partida...
A hora do encontro
É também, despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida...
Lá lá Lá Lá Lá...
A hora do encontro
É também, despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a
vida...



Maria Elisabete Lopes Pereira, responsável pela publicação

SD   elaborada pelo grupo no encontro presencial ( Ana Maria Ortensi, Maria Estela Bonafim, Maria Elisabete L pereira, João Douglas)  Bauru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário