terça-feira, 18 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - "Avestruz"

Situação de Aprendizagem
Crônica: Avestruz  (Mario Prata)

Público Alvo: 6º ano (Ensino Fundamental - Anos Finais)
Tempo previsto: De 2 a 6 aulas.
Conteúdos e temas: Traços característicos de crônica narrativa, elementos da narrativa,
comparação entre gêneros (crônica e sinopse).
Competências e habilidades: Explorar, desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.
Estratégias: Leitura compartilhada, pesquisa na internet.
Avaliação: Produção de uma narrativa: Meu animal de estimação.

ANTES DA LEITURA
Desenvolvimento das capacidades de compreensão
1.       Ativação dos conhecimentos prévios dos alunos.
Antes da leitura do texto propriamente dito, serão feitas perguntas sobre o assunto da crônica.
a) Vocês têm algum animal de estimação?
b) Quais animais de estimação são considerados exóticos?
c)  Você conhece um avestruz?
d)    Como você imagina que seja esse animal?
e)     Do que se alimenta?

2.       Antecipação ou predição (Levantamento de hipóteses sobre o texto)
1.      Apresentação do título:
Apresentar o título do texto “AVESTRUZ”, anotar algumas opiniões na lousa.

Através de perguntas, explorar o título do texto:
 O que esse título sugere?
 Pelo título, dá para imaginar qual é o assunto da crônica?
Como será o ambiente onde ocorre a história?

2.       Informações sobre o autor: Mario Prata
(Essas informações poderão ser apenas expostas oralmente ou pesquisa )

Biografia
Mario Prata é um escritor, dramaturgo, jornalista e cronista brasileiro. É natural de Uberaba, Minas Gerais, mas viveu boa parte da infância e adolescência em Lins, interior de São Paulo. Em mais de 50 anos de escrita, tem no currículo 3 mil crônicas e cerca de 80 títulos, entre romances, livros de contos, roteiros e peças teatrais. Na carreira, recebeu 18 prêmios nacionais e estrangeiros, com obras reconhecidas no cinema, literatura, teatro e televisão.

DURANTE A LEITURA
3. Checar as hipóteses: Ler a crônica para os alunos, (cada aluno com sua cópia)
Durante a leitura compartilhada da crônica, retomar as hipóteses (antecipações) levantadas para verificar
se elas foram ou não confirmadas.
“AVESTRUZ”, Mário Prata
  
O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus 10 anos, um vestruz. Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa, que o menino conheceu os
avestruzes. Tem uma plantação, digo, criação deles. Aquilo impressionou o garoto. Culpado, fui até o local saber se eles vendiam filhotes de avestruz.
E se entregavam em domicílio. E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave. O avestruz foi um erro da natureza, minha amiga. Na hora de criar o avestruz, Deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa um avestruz? Entre 100 e 160 quilos, fui logo avisando a minha amiga. E a altura pode chegar a quase 3 metros - 2,70 para ser mais exato. Mas eu estava falando da sua criação
por Deus. Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo. Não devia mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas. Talvez até sabiamente para evitar que saíssem voando em bandos por aí, assustando as demais aves normais. Outra coisa que faltouforam dedos para os pés. Colocou apenas dois dedos em cada pé. Sacanagem, Senhor! Depois olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo. Tanto é que, logo depois, Adão, dando os nomes a tudo o que via pela frente, olhou para aquele ser meio abominável e disse: Struthio camelus stralis. Que é o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser aquele pescoço fino em forma de salsicha. Pois um animal daquele tamanho deveria botar ovos proporcionais ao seu corpo. Outro erro. É grande, mas nem tanto. E me explicava o criador que os avestruzes vivem até os 70 anos e se reproduzem plenamente até os 40, entrando depois na menopausa. Não têm, portanto, TPM. Uma fêmea de avestruz com TPM é perigosíssima!
Podem gerar de dez a 30 crias por ano, expliquei ao garoto, filho da minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento.
Ele insiste, quer que eu leve um avestruz para ele de avião, no domingo. Não sabia mais o que fazer.
Foi quando descobri que eles comem o que encontram pela frente, inclusive pedaços de ferro e madeiras. Joguinhos eletrônicos, por exemplo. Máquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de botão e, principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse.
Parece que convenci o garoto. Me telefonou e disse que troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu.
Pedi para a minha amiga levar o garoto a um psicólogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.

4. Localização de informações:
Solicitar que os alunos grifem as palavras relacionadas ao avestruz:
a) Vocabulário referente à Avestruz;
b) Descrição e hábitos da ave.

5. Comparar informações:
Poderão ser feitas algumas perguntas ou discussões coletivas para estimular o aluno a comparar/contrastar informações presentes no próprio texto.

6. Produção de inferências
Esse é um momento onde o aluno poderá também inferir sobre o nome científico da ave ou sobre outras aves e ou animais, cujos nomes são estranhos para eles.

7. Produção de inferências globais
Chamar atenção para algumas pistas presentes no texto. Ex.: repetição da palavra avestruz; a Ironia (o próprio uso de vocabulário avestruz, uma ave, aquele ser meio abominável, Struthio, bando de avestruzes, gigolô de avestruz), etc.

DEPOIS DA LEITURA
8. Generalização:
O que o autor pretendeu com esse texto?
Será que é possível ter um avestruz como bicho de estimação?
O que o autor defende? Como eles chegaram a essa conclusão?

9. Comparação e percepção de relações
a) Levar os alunos a sala de informática, onde deverão pesquisar sinopses de
filmes com animais de estimação, principalmente animais exóticos.
b) Nesse momento aluno poderá relacionar a crônica com as sinopses
pesquisadas. 
  
10. Sugestão: Filme
Meu monstro de estimação”
Direção: Jay Russell 
O aluno poderá fazer uma sinopse sobre o filme e comparar com a crônica em estudo.

11. Produção Narrativa:
 “Meu animal de estimação”

  Cursista:  Angélica Maria Francisco Aguiar

Um comentário: