terça-feira, 4 de junho de 2013

Experiência de leitura

Engraçado, não foi através da escola que me apaixonei pela leitura. Não gostava de ler, pois tinha um problema de trocas de fonemas, então ler para mim era penoso; também não gostava dos livros que eles nos pediam para ler, era uma coisa imposta e eu nunca gostei muito de coisas impostas.

Foi através de uma amiga que comecei a gostar de ler, ela lia fotonovelas,  e me apresentou uma revista quinzenal (se não me engano) chamada Jacques Douglas, eu adorava o galã da história, além de ser lindo, tinha um senso de humor incrível. Comecei a devorar essas revistas, lia e relia várias vezes.

A parir daí comecei a ler gibis, revistas, livros, poesias. Lia no banheiro, durante o almoço, em ônibus, em casa, e foi através da leitura que percebi que podia viajar para vários lugares, conhecer novas culturas, comecei a me questionar o que eu queria ser, o meu lugar no mundo, etc.

Escrever também foi uma experiência dolorosa, mas quando comecei a ler tudo que me caia nas mãos, percebi que escrever era apenas uma consequência, naquela época ainda existiam “cartas”, como viajava muito, fazia muitos amigos, então mandava cartas para todo mundo, como era gostoso aguardar o carteiro, era um prazer!!!! Meu irmão mais velho foi primordial nesta etapa da minha vida, eu mandava as cartas para ele e ele as mandava de volta com as correções, principalmente me alertando sobre o problema da troca de sílabas/fonemas.



“A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil e o escrever dá-lhe precisão”, essa frase de Francis Bacon traduz  exatamente o que penso sobre as possibilidades  que o homem tem se comunicar, seja através da leitura, da escrita, da fala...

Telma Aparecida  Moraes



Um comentário:

  1. Muito interessante seu depoimento, quem bom que há diversos caminhos para encontrarmos como leitores. Às vezes, uma pequena dificuldade é desmotivadora, mas vejo que em seu caso a insistência e outros meios levaram-na ao prazer de ler. Parabéns!

    Angélica M. F. Aguiar, professora ensino fudamental

    ResponderExcluir